Olho D'Água das Flores recebe Creche Cria

[gallery columns="2" size="large" ids="4528,4530"]

O Alto Sertão alagoano recebeu mais uma Creche Cria do Governo de Alagoas. Neste sábado (27/05), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, inaugurou o equipamento em Olho D’Água das Flores, junto com o senador Renan Calheiros, a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, o prefeito do município, Zé Luiz, o deputado federal, Luciano Amaral, e outras autoridades. A unidade educacional vai começar a funcionar no dia 3 de julho de 2023, após o recesso escolar municipal. É a 37ª Creche Cria entregue pelo Governo do Estado.

O dia foi de festa no Sítio Gameleiro, zona rural de Olho D’Água das Flores, local escolhido para a construção da Creche Cria. Na unidade serão matriculadas aproximadamente 100 crianças, com idades entre 1 a 3 anos. Na creche, as crianças serão estimuladas por profissionais com toda a estrutura que o local oferece e também serão alimentadas.

Conforme informações do secretário municipal de Educação de Olho D’Água das Flores, Samuel Bomfim de Oliveira, o município já possui duas creches, mas não é suficiente para atender a demanda. “Para nós, a Creche Cria é de grande valor, um grande benefício. É fundamental para termos qualidade de ensino quando essas crianças estiverem crescidas e forem para o ensino fundamental”, explicou.

A Creche Cria recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Maria Vieira de Oliveira. Em homenagem à antiga ex-moradora do Sítio Gameleiro que também lecionou no antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado na época da ditadura militar para a alfabetização funcional de jovens e adultos.

[gallery columns="2" size="large" ids="4524,4522"]

Capacidade

Cada Creche Cria tem capacidade para atender até 200 crianças. Até o final de 2024, o Governo de Alagoas vai entregar um total de 200 creches. “Com esse quantitativo, conseguimos alcançar a meta do PNE [Plano Nacional de Educação], que é de pelo menos 50% dessas crianças matriculadas em creches”, disse a secretária Paula Dantas.

As creches possuem um modelo padrão e são entregues totalmente mobiliadas pelo Estado para os municípios. Os ambientes das creches são lúdicos com salas de aulas e espaços destinados para refeitório, cozinha, copa, almoxarifado, lavanderia, sala de professores, administrativa e seguem as orientações dos profissionais da área da Educação. Além de berçário e sala multiuso.

Governo do Estado de Alagoas