O que é?

É um projeto para capacitar docentes e agentes atuantes das creches CRIA e atende a lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. As aulas contemplam 30% do número total de profissionais da creche. Ao final das ações são entregues os certificados de participação.

Como funciona?

O projeto é uma articulação da equipe de saúde da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (SECRIA), responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). As atividades realizadas nas ações são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do SAMU.
O conteúdo programático corresponde a seis horas/aula com abordagem dinâmica e prática e prevê os primeiros socorros nas seguintes situações: engasgo; choque elétrico; fraturas; convulsões; afogamentos; ferimentos; queimaduras e parada cardiorrespiratória. Ao final das ações são entregues os certificados de participação de todos os profissionais capacitados e realizada a aposição da placa da Creche Segura.