Entre as ações voltados aos cuidados das gestantes e bebês está o apoio ao parto humanizado. Para isso, o Governo do Estado realiza reformas de 26 Casas de Partos Humanizados, em diversos municípios de Alagoas. Em 2020 foram entregues as reformas e equipamentos das Casas de Parto nas cidades de Cajueiro e Marechal Deodoro.
Para que o nascimento ocorra da forma mais humana possível para a mulher e o bebê, o governo também disponibiliza, no Hospital da Mulher, um centro equipado e uma equipe multiprofissional capacitados para atendimento em parto natural e humanizado.
Integram a equipe de assistência ao parto humanizado as doulas, profissionais contratadas pelo SUS para integrar a a equipe de assistência. As doulas foram contratadas para orientar e acompanhar a parturiente durante o pré-parto, parto e o período pós-parto. A partir do momento em que a gestante dá entrada no hospital e é classificada como sendo de risco habitual, ela tem todo o suporte dessas profissionais, ombro a ombro, facilitando o momento do nascimento de seu bebê.
O atendimento humanizado é uma prioridade da unidade que, conta, especialmente, com seis leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) em ambientes confortáveis para deambulação, chuveiro morno, banheira, trabalho com bola suíça, musicoterapia, aromaterapia e penumbra.
Desde o início da pandemia do CORONAVÍRUS, em 2020, o Hospital da Mulher paralisou suas atividades de cuidados com a saúde da mulher para destinar os leitos aos pacientes com COVID.