27 de setembro de 2021

CRIA lança campanha de cuidados com a Caderneta de Saúde da Criança

Além de ser documento de controle de vacinas, a caderneta registra as etapas do desenvolvimento

Registrar o crescimento dos filhos é muito importante, especialmente da primeira infância, mas existe um documento específico e indispensável para isso: A Caderneta de Saúde da Criança. É nela que fica registrado o histórico do desenvolvimento dos pequeninos, e por isso o CRIA – Criança Alagoana acaba de lançar uma campanha nas redes sociais para alertar sobre a importância desse documento.

O objetivo é chamar a atenção dos pais para os cuidados que precisam ter com a caderneta da criança, já que esse é um dos principais documentos dessa fase. É na caderneta que ficam registrados os dados neotais, como peso, altura e hora do parto, além de conter o controle das vacinas obrigatórias, até os seis anos de vida.

A caderneta de saúde possui informações relevantes sobre as etapas de desenvolvimento, mês a mês, dicas sobre alimentação e os dados das consultas pediátricas. Além de tudo isso, a caderneta traz dados sobre a saúde bucal e registro das suplementações de vitamina A, ferro e outros micronutrientes.

A nova caderneta de saúde da criança é ilustrada com os personagens do CRIA e está sendo entregue na maternidade com os primeiros dados do nascimento. É importante destacar que quem tem a caderneta antiga não precisa substituir porque as informações são as mesmas padronizadas pelo Ministério da Saúde.
Texto de Iara Malta

27 de setembro de 2021