6 de setembro de 2021

Novo sistema de gestão do Cartão CRIA foi entregue nesta sexta (3)

Plataforma, solicitada à Secti pela Seades, foi criada em parceria com o LaCCAN para otimizar o processo de cadastro das beneficiárias do Programa Criança Alagoana

 

O novo sistema de gestão do Cartão CRIA foi entregue nesta sexta-feira (3). A plataforma é o resultado da solicitação feita pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). A partir da parceria com o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o sistema – totalmente desenvolvido dentro do estado – vai otimizar o serviço de cadastro das beneficiárias no Programa Criança Alagoana.

Na próxima segunda-feira (6), a plataforma estará disponível aos municípios para os novos cadastros. “Muito significativo e importante o trabalho de integração entre as secretarias de estado. A Seades, gestora do Cartão CRIA, solicitou à Secti o novo sistema para cadastro do maior programa de transferência de renda do país em âmbito estadual. O crescimento do Cartão CRIA é enorme. Contamos hoje com mais de 93 mil cadastros efetuados entre todos os municípios de Alagoas. O novo sistema vai nos ajudar a manter esse ritmo acelerado de cadastro, com segurança, rapidez e mais recursos tecnológicos”, explicou Daniella Gazzaneo, superintendente da Seades e coordenadora do Cartão CRIA.

O programa foi criado a partir da base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Diversas funcionalidades foram desenvolvidas para agilizar o atendimento. A plataforma traz, entre outros recursos, a possibilidade de inserção de novos perfis, com as funções destes já estabelecidas, a viabilização da geração de relatório e consequente subsídios para o Programa CRIA, a vinculação de limites cadastrais e permissão de novos limites futuros, a averiguação de dados dos cadastros de acordo com o perfil das beneficiárias do Cartão CRIA.

“Entregamos hoje o novo sistema de gestão do Cartão CRIA – do Programa Criança Alagoana. Esse sistema, criado pela equipe de desenvolvedores da Secti, permitirá que a Seades amplie o programa ainda mais, de forma ágil e segura, dando condições para a ampliação do atendimento às famílias beneficiadas. A Secti vem trabalhando forte na modernização do serviço público, facilitando o acesso da população aos sistemas do Governo do Estado”, disse Sílvio Bulhões, Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

A plataforma foi desenvolvida em dois meses e meio. A necessidade de introduzir tecnologia dentro dos sistemas do governo levou a Secti à parceria com o LaCCAN na residência em Ciência de Dados. “Fizemos um sistema mais rico que o anterior, mantendo as antigas funcionalidades, mais seguro e interno. Esta versão 0.1 saiu agora, mas temos ainda 10 meses pela frente para continuarmos aprimorando este sistema, até que ele fique perfeito. Nada impede, no futuro, de precisarmos fazer uma manutenção, uma alteração ou outra, que poderão ser feitas por qualquer desenvolvedor, porque a gente vai ter o domínio deste sistema”, esclareceu Anna Karine Oliveira, coordenadora do Programa de Residência da Secti.

Texto de Karina Lima Moraes e Geysa Miranda

6 de setembro de 2021